terça-feira, 6 de dezembro de 2016

MOSTRA DE ARTE DRAMÁTICA

Mostra de resultados do Curso de Extensão Arte Dramática da Cia de Teatro PalavrAção da UFPR.

por Assessoria de Comunicação e Imprensa-ASCIM PalavrAção: Sergius Ramos. Revisão: Ana Superchinski
Artes: Marcelo Leonel Felczak e Sergius Ramos

O Curso de Extensão PalavrAção Arte Dramática-ArtD, ministrado por Sergius Ramos e coordenado por Alaor de Carvalho, dirigente da PalavrAção, tem o objetivo de levar à comunidade o aprendizado que o artista- pesquisador desenvolve na universidade através de um conteúdo de preparação que parte do método “Razão Orgânica”, desenvolvido pelo Dr. Hugo Daniel Mengarelli, fundador da Cia PalavrAção em 1995. O curso foi elaborado com a proposta de experimentação para turmas em diferentes cidades, confrontando assim o aprendizado com as peculiaridades de cada comunidade, sendo ArtD-Curitiba na sede da Cia PalavrAção; ArtD-Laranjeiras do Sul no Colégio Laranjeiras e ArtD-Chopinzinho na Academia Ippon, desta forma cumprindo a missão da universidade em trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão.
O curso, iniciado em julho deste ano, destinado a alunos-atores sem experiência em teatro, priorizou a aproximação do ator com o fazer teatral em sua fase para iniciantes. O método da Razão Orgânica foi experimentado de diversas formas dentro de sua práxis. Os espetáculos apresentados são resultado de 174 horas de curso, divididas em estudos, práticas e ensaios. Nesta Mostra os alunos-atores experimentarão pela primeira vez o palco para sua avaliação final.
A Cia ORI GEM Dance-Ensino de Danças Urbanas é convidada a se apresentar nos dias 16 a 18 com performances de dança, sempre antes do início de cada espetáculo.

MÁRIOS E CLARICES (ArtD Curitiba)


"As relações entre homens e mulheres se transformaram ao longo dos tempos, principalmente depois de Adão e Eva. Mários e Clarices circulam pelas ruas barulhentas, pelas baladas noturnas, ou ficam em casa vendo um programa qualquer de televisão. Indiferentes a questões de raça, cor ou gênero, todos são ora Mário ora Clarice, pois o que importa é a busca pela felicidade, encontrar a sua metade da laranja... Mas essa busca talvez seja manipulada e observada de perto por seres humanos que também são os mesmos "mários" e "clarices", e que também querem encontrar sua cara-metade. Mários e Clarices é sobre pessoas comuns, contemporâneas e antenadas nos meios de sobrevivência da atual sociedade, e que mesmo assim perpetuam uma história milenar: as brigas conjugais." Texto de Leonel Cassio adaptado livremente de Luís Fernando Veríssimo e direção de Sergius Ramos. Elenco: Ana Superchinski, Luciana Pioto, Marcel Sobrinho, Mayara Annanda, Michael de Oliveira, Robson Colaço e Sabrina Marques.

ANTÔNIO MEU SANTO (ArtD Laranjeiras do Sul)


"A comédia Antônio Meu Santo conta o desespero das solteironas que buscam encontrar sua cara-metade. Para aliviar a dor da solidão, as mulheres recorrem a Santo Antônio em busca de um marido. A casa de Chica é o ponto de encontro das devotas para prestar homenagens ao Santo, e entre as rezas e a devoção muitas situações divertidas e atrapalhadas antecedem a chegada de Tonico. Este é a última esperança de Chica. Só tem um problema... que você vai descobrir assistindo ao espetáculo!" Texto de João Augusto com adaptação e direção de Sergius Ramos. Elenco: Bianca Bueno, Chaline Meyr, Danielle Henrique, Edcesar Santos, Eduarda Roth, Josiel Araujo, Manuela Pereira, Monica Lascoski, Leidy Thais, Lucas Ferreira, Ricardo Cesar e Thais Santos.




Cronograma:


Cine Teatro Iguassu - Laranjeiras do Sul - PR
10 e 11/12 - 20h -Antônio Meu Santo - ArtD Laranjeiras do Sul

TEUNI - Curitiba - PR
15 /12 - 20h - Mários e Clarices - ArtD Curitiba

16/12 - 20h - Ori Gem Dance - performance de dança convidado
        20h10 - Mários e Clarices - ArtD Curitiba

17/12 - 20h - Ori Gem Dance - performance de dança convidado
        20h10 - Antônio Meu Santo - ArtD Laranjeiras do Sul

18/12 - 19h - Ori Gem Dance - performance de dança convidado
        19h10 - Mários e Clarices - ArtD Curitiba

Locais:
Cine Teatro Iguassu -  R. Manoel Ribas, 1050 - Centro-Laranjeiras do Sul
ENTRADA COM BILHETERIA SOCIAL - Lotação 400 lugares
Recomendado para maiores de 14 anos

Teatro TEUNI - Prédio Histórico da UFPR - Praça Santos Andrade
ENTRADA GRATUITA - Lotação Limitada a 60 lugares
Recomendado para maiores de 14 anos

Curta nossa página: Cia de Teatro PalavrAção da UFPR
Siga: @ciapalavracao