quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

PÚBLICO LOTA O TEUNI NA MOSTRA DE ARTE DRAMÁTICA

por Assessoria de Comunicação e Imprensa-ASCIM PalavrAção: Ana Superchinski
                

Performance de dança ORI GEM Dance
Performance de dança ORI GEM Dance
             A mostra de resultados do Curso de Extensão Arte Dramática (ArtD) foi, nas palavras de seu diretor, Sergius Ramos, “uma integração de artes e movimentos como símbolo de resistência pela Arte”. Porque, além de dois dos espetáculos previstos (“Mários e Clarices”, da turma de Curitiba, e “Antônio meu santo”, da turma de Laranjeiras do Sul), alunos da ong ORI GEM Dance, uma escola de danças urbanas, tiveram a oportunidade de se apresentar em três dos quatro dias da Mostra. Coreografados pela professora Yuna Rosa, levaram ao palco diversos estilos, do pop contemporâneo ao funk. E, ao ficarem para assistir às peças, muitos desfrutaram do teatro pela primeira vez na vida. 
Mários e Clarices
Mários e Clarices
                “Mários e Clarices” teve três apresentações, nos dias 15, 16 e 18. Com texto de Leonel Cassio inspirado livremente em Luís Fernando Veríssimo, é a história de um casal moderno estudada dentro de um laboratório por cientistas. Todos os atores interpretaram cientistas, Mário e Clarice, o que foi um desafio interessante para estreantes (era a primeira vez no palco para a maioria), que tiveram de compor todos esses personagens e tentar manter o mesmo ritmo o tempo todo. A passagem dos papéis de um para outro acontecia pela troca de quem usava o adereço chapéu do noivo ou a grinalda da noiva. O cenário foi todo concebido em papelão, simbolizando a fragilidade das relações. O texto adaptado contou com muitas referências atuais de Curitiba e de vídeos que viralizaram na Internet.
                “Antônio meu santo” teve a sua vez no dia 17, no TEUNI, já tendo estreado na cidade de Laranjeiras do Sul nos dias 10 e 11 de dezembro.  Com texto do baiano João Augusto (escrito nos anos 1970) adaptado pelo próprio diretor Sergius, mostra as confusões de um grupo de mulheres que querem desesperadamente se casar, e por isso se reúnem na casa de Chica para pedir a ajuda de Santo Antônio, já que no lugar
onde vivem quase não há homens. Quando finalmente aparece Tonico (Antônio) na vida de Chica, porém, ele está muito cansado para dar conta do recado. Os grandes destaques desta produção foram o cenário, que recria uma casa antiga do interior, cheia de detalhes, principalmente muitos quadros de santos, a maquiagem das atrizes, moças de vinte anos ou menos transformadas em senhoras de cinquenta ou sessenta anos com látex e acabamentos da maquiagem
Antônio Meu Santo
pelas mãos de Giovana Bortoluzzi. O desafio de jovens interpretarem mulheres muito mais velhas, e sotaque nordestino o tempo todo para estreantes no teatro foram agradáveis surpresas que conquistaram o público que lotava o teatro.


Antônio Meu Santo
                A Mostra de Arte Dramática foi um desafio que obteve êxito pela dedicação e empenho de todos os envolvidos, o curso com duração de 174 horas, levou os participantes a ensaios em outros horários, fins de semanas e feriados. Esse incentivo a novo atores parte das premissas da Cia PalavrAção em fomentar a Arte e junto com a Universidade Federal do Paraná, cumprir seus objetivos em levar ensino, pesquisa e extensão a comunidades externas dos campus e integrar as diferentes culturas.