terça-feira, 25 de abril de 2017

CICLO DE DEBATES "Encontro com Luigi Pirandello e sua época"

 ASCIM PalavrAção: Sergius Ramos

As discussões pertinentes ao desmonte da cultura no país requer que façamos parcerias para que o fortalecimento dos movimentos culturais/teatrais sejam percebidos e respeitados. Na proposição do NÚCLEO CRIATIVO PALAVRAÇÃO previmos ações que dialogam com diversos estudos que virão a complementar as ações previstas para o ano de 2017, quando completamos 22 anos de resistência dentro da universidade em parceria com a COC/PROEC e outros parceiros externos, apoiadores da cultura e artistas independentes. Este será o primeiro encontro do Ciclo de Debates, dos diversos previstos para os próximos meses.

A Cia de Teatro PalavrAção da UFPR já esteve em situações de calar-se por uma série de motivos e fatores alheios a nossa compreensão/produção, como a maioria dos produtores de arte, e,  nesse momento vimos a possibilidade de tornar o espaço público aberto ao debate de forma responsável e cumprindo as disposições previstas no que tange a pesquisa, o ensino e a extensão, que conforme entendemos a universidade não quer que seja um aprendizado restrito somente dentro dos muros da instituição. Promovemos a extensão nessa conversa com todos os grupos e artistas que realmente queiram somar o conhecimento, contribuindo para aprimoramento de toda a comunidade interessada.
Discutir as diversas culturas e as formas do fazer teatral nos instiga a buscar outros meios de parcerias que não requerem recursos financeiros, tão escassos nos planos governamentais. Então falaremos de arte, de construir novas formas de resistir pela cultura, com as ferramentas que nos é possível. Com esse pensamento firmamos parceria com o Grupo Arte da Comédia que em contrapartida pelo uso da Sala Simone Pontes da Cia de Teatro PalavrAção, fará uma série de contrapartidas,inclusive ministrar por 5 meses aulas no Curso de Extensão Arte Dramática e o Teatro de Comédia (já iniciado) promover treinamentos aos integrantes da Cia PalavrAção para a montagem oficial de 2017 e promover debates e apresentações gratuitas em parceria com a Cia de Teatro PalavrAção da UFPR como esse previsto: Ciclo de Debates "ENCONTRO COM LUIGI PIRANDELLO e sua época" de 27 a 30 de abril no TEUNI-Teatro Experimental da UFPR.
Luigi Pirandello, o maior dramaturgo italiano do século passado, nasceu em 28 de junho 1867 na cidade de Agrigento na Sicilia. Em 1887 ingressa na faculdade de Letras em Roma e dois anos depois parte para Bonn na Alemanha para concluir os estudos. Pai de três filhos, seus dramas, suas tragédias e suas comédias começam ser representadas desde 1917 e em 1921 estreia com grande sucesso o drama “Seis personagens á procura de um Autor”. Em 1934 recebe o Prêmio Nobel de Literatura. Morre dois anos depois, em 10 de dezembro em Roma de pneumonia.
Nestes três dias de “Encontro com Luigi Pirandello” teremos a oportunidade de apreciar três atos únicos, dois dos quais inéditos no Brasil, e poder conversar sobre a dramaturgia deste grande Autor. Uma maneira para conhecer de perto uma fatia importante da cultura italiana contextualizando a obra deste grande autor no seu período histórico, no momento cultural da Itália e Europa dos anos entre as duas guerras mundiais e na pratica teatral da época.
Além da contextualização histórico/cultural/teatral, a obra de Pirandello será ocasião para conversar sobre o estilo de interpretação denominado “naturalismo” ou “verismo”. Aquele estilo que foi o ponto de partida do Kostantin Stanislawski para desenvolver toda a sua produção literária voltada ao entendimento das técnicas de atuação.
A apresentação da peça “TRÊS VEZES PIRANDELLO” será motivo para uma conversa sobre o fazer teatral, sobre o percurso de formação do ator/atriz e sobre a identificação/definição dos estilos teatrais.
Os participantes assinarão uma Lista de Participação em cada dia, no Hall da Entrada Principal do Prédio Histórico; assistirão a uma apresentação teatral "TRÊS VEZES PIRANDELLO" com o Arte da Comédia e em seguida da palestra e bate papo com Roberto Innocente.
Programação:
Todas as atividades são abertas ao público interessado, seja interno ou externo à universidade, observando a indicação para maiores de 14 anos. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes de cada apresentação ou grupos deverão agendar antecipadamente pelo email: palavracao@ufpr.br

PROGRAMAÇÃO

27, 28 e 29 de abril 2017 
20h = Espetáculo: (duração 75 min) TRÊS VEZES PIRANDELLO, TRAGEDIA, DRAMA, COMÉDIA
de Luigi Pirandello com Diálogos Introdutivos de Roberto Innocente

 21h 20 = Palestra/bate papo sobre: (duração aproximada da palestra 1 hora; bate papo 1 hora)
- o momento histórico – cultural da Itália e da Europa entre as duas guerras (1918-1939)
- Luigi Pirandello
- a arte Teatral entre as duas guerras (1920-1930)
- o teatro naturalista e verista
- a lição de Stanislavski
- o fazer teatral, a formação aos estilos do teatro.
( Os temas serão divididos nos trÊs dias de debates)

30 de abril 2017 -  20h
Espetáculo: (duração 75 min) TRÊS VEZES PIRANDELLO, TRAGEDIA, DRAMA, COMÉDIA
de Luigi Pirandello com Diálogos Introdutivos de Roberto Innocente

Informações Complementares para Acesso Público:

TRÊS VEZES PIRANDELLO, TRAGEDIA, DRAMA, COMÉDIA reúne três atos únicos de Luigi Pirandello, o maior dramaturgo italiano do século passado, dois dos quais inéditos no Brasil. Uma profunda, trágica, dramática e irônica reflexão sobre a vida. Situações e acontecimentos singulares se tornam exemplo da necessidade, que todos temos, de encontrar sempre uma “saída” para viver a vida. A presencia imaginaria do mesmo Pirandello, a música tradicional siciliana que acompanha a cena e o “cheiro de Sicília” que permeia  palco e plateia remetem ao mundo fantasmagórico, realmente irreal, do grande gênio que escreveu “Sei personagens em procura de um autor”.

Palestra e Bate papo sobre o estilo de interpretação denominado “naturalismo” ou “verismo”. Aquele estilo que foi o ponto de partida do Kostantin Stanislawski para desenvolver toda a sua produção literária voltada ao entendimento das técnicas de atuação. 
A apresentação da peça “TRÊS VEZES PIRANDELLO” será motivo para uma conversa sobre o fazer teatral, sobre o percurso de formação do ator/atriz e sobre a identificação/definição dos estilos teatrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário