sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Casos Particulares na Mostra de Teatro da UFPR

2º dia da Mostra de Teatro da UFPR apresenta Casos Particulares
Espetáculo, de inspiração surrealista, é uma grande homenagem à artistas europeus

Na noite dessa sexta-feira (15/12), entram no palco os dez participantes do Curso de Extensão de Arte Dramática I. Eles apresentarão “Casos Particulares” no segundo dia da Mostra de Teatro da UFPR, que terá início às 20h, no Teuni, localizado no 2º andar do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade – centro de Curitiba (PR). A peça tem recomendação etária de 12 anos. A entrada é gratuita. E recomenda-se chegar com uma hora de antecedência para a retirada dos ingressos.

Com texto e direção de Roberto Inocente, do grupo teatral Arte da Comédia, sonorização e apoio técnico de Laís Salgueiro, Aline de Cássia Bernardino, Daniel Faria Patire, Giovana Quiroga Souza, Giovanna Saltori, Hiago Wonsowicz Padilha, Jorge Guilherme Sommer, Laryssa Musy da Silva, Marcelo de Avila Alves, Willian Oliveira da Silva, viverão diferentes situações em uma noite em que as linhas telefônicas se cruzam.

Todos podiam ouvir as conversas dos outros e também intervir. Logo começou um alvoroço geral. Eram pelo menos 10 pessoas em uma mesma conversa... Ou eram mais? Quantos e quantas poderiam estar a ouvir essa estranha ligação tampando o microfone dos seus aparelhos telefônicos para que ninguém ouvisse suas respirações, risadas, choros, suspiros, sustos.

Sob o véu do anonimato que a situação criava, cada um começou a contar sua história. Cada qual apresentava um caso particular; onde as histórias, personagens, vidas, entrecruzavam-se pelas linhas telefônicas de uma noite em que houve a greve dos telefonistas.

O texto, de inspiração surrealista, é uma grande homenagem a poetas, artistas plásticos, atores europeus, sobretudo os italianos, do século XX. Por meio de um jogo cênico proposto por uma situação inusitada em que linhas telefônicas se cruzam, histórias, personagens e situações também se entrecruzam, criando uma grande cena onírica, “como nos loucos carnavais” de outrora, como anuncia no início da peça.

Curso de Extensão
Sem esconder o tom de farsa, as situações, ora inusitadas, ora cômicas, por vezes até trágicas, são apresentadas por um grupo de atores iniciantes, sem nenhuma ou muito pouca experiência nos palcos. Eles foram reunidos pela proposta do Curso de Extensão de Arte Dramática I em Formação de Atores da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, em parceria com o grupo Arte da Comédia.

A montagem de “Casos Particulares” será o resultado do curso, que teve duração de seis meses. 

 A mostra
“Casos Particulares” será encenada duas vezes durante a Mostra de Teatro da UFPR. Dias 14, sexta-feira, e 15, sábado, a partir das 20h, no TEUNI.

A mostra, que começou ontem com a exibição do espetáculo “Fim de Festa”, é uma realização da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) e da PalavrAção Companhia de Teatro da UFPR. E as três montagens são os resultados dos trabalhos e pesquisas da Cia. voltados para a formação e preparação de atores; que, ao longo de 2017, organizou e fez dois cursos de Extensão Universitária, ciclos de debate, ensaios abertos, entre outras ações.

A programação traz mais uma apresentação de “Fim de Festa” para esse sábado, 16/12, às 15h. E no dia 17, domingo, “Sociedade dos Ratos” encerra a mostra às 19h.


Serviço:
Casos Particulares

Dias 15/12 e 16/12, às 20h
Local: TEUNI – Prédio Histórico – Praça Santos Andrade – Curitiba (PR)
Recomendação etária – 12 anos
Contém cenas de riso.

Entrada Gratuita
Chegar com uma hora de antecedência aos espetáculos para retirada de ingresso

Texto: Daniel Faria Patire
Fotos: Sergius Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário