sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Veja hoje! “Ninguém é Ninguém em Curitiba” em frente ao Palácio Avenida

Performance chama a atenção da “invisibilidade” dos mais de 1.700 moradores de rua

Em frente ao Palácio Avenida, no calçadão da Ruza XV de Novembro, a partir das 18h30, atores, dançarinos, cantores e estudantes ocuparão parte da calçada. Com cobertores, papelões, sacos plásticos, eles chamarão a atenção dos passantes para a situação de invisibilidade social de mais de 1.700 moradores de rua de Curitiba.  
A performance “Ninguém é Ninguém em Curitiba” foi idealizada pela artista M. Inês Hamman. Sob sua coordenação, os participantes com máscaras sem expressão ou feição deitarão na calçada. A movimentação, em ritmo lento, deseja causar um estranhamento nas pessoas que estiverem assistindo. E, a partir desse sentimento de estranheza, provocar uma sensibilização das condições de vida e de risco desses cidadãos que vivem hoje nas ruas da cidade. “Além de diferentes tipos de violência a que estão sujeitos, essas pessoas em situação de rua sofrem também com a indiferença. Eles parecem ser invisíveis à pressa do cotidiano”, diz M. Inês.

“Nossa ação tem por objetivo quebrar esse automatismo do dia-a-dia, provocado pela pressa, pela – cada vez maior – velocidade da vida”, explica a artista. “Com a ruptura desse cotidiano, poderemos ver essas pessoas que vivem em situações precárias, até nos sensibilizarmos e ajudarmos da forma como for possível; nem que seja conversando e ouvindo suas histórias”, complementa.

A performance - A ação performática “Ninguém é Ninguém em Curitiba” tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFPR. A produção é assinada pela PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.  E os artistas participantes são membros dos grupos artísticos da UFPR, como a própria PalavrAção, o Coral, e o Téssera, estudantes do curso de Produção Cênica, do SEPT-UFPR (Setor de Educação Profissionalizante e Tecnológica), e também estudantes do curso de Teatro da Unespar.

Durante a performance, serão distribuídos aos passantes pequenos pedaços de papéis com o título da ação “Ninguém é Ninguém”, de um lado; e, no verso, as frases: “Assim como você... Todos temos um nome, uma história. Em Curitiba, somos mais de 1.700 vivendo na rua”.

Pelas previsões da performer e criadora do projeto, a atividade deve demorar cerca de 30 a 40 minutos. “Queremos que todas as ações dos participantes sejam bem lentas para provocar a quebra dessa vida em velocidade que nos atropela”, salienta.

A artista - 
M. Inês é também Maria Inês Hamman Peixoto, professora aposentada do Setor de Educação da UFPR. Ela possui graduação em Filosofia, pela PUC-PR, graduação em Pedagogia pela UFPR, onde também obteve seu Mestrado em Educação. E, em 2001, ela recebeu o título de Doutora em Educação, pela Unicamp. Como professora e pesquisadora, Maria Inês trabalhou com os temas: Arte, Educação, Filosofia, Estética.
Ao trazer para a rua e tornar público o debate, a artista reforça seu compromisso com uma arte engajada e pública, como o faz desde sua primeira performance. Em 1996, ela performou “A Sentença”, na Praça Zacarias, em Curitiba. “A atuação, com a interação do público, acabou durando mais de seis horas; sendo interrompida apenas pela falta de energia elétrica, após uma tempestade que caiu naquela noite”, lembra Maria Inês.

Serviço
Ninguém é Ninguém em Curitiba
Data: 29/09/2017
Horário: 18h30min
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro - entre a Travessa Oliveira Bello e a Alameda Dr. Muricy