quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Fim de Festa estreia amanhã (14/12) - às 20h - no TEUNI

Filmagem e edição: Nicole Micaldi

Mostra de Teatro da UFPR será realizada no TEUNI

Mostra de Teatro da UFPR será realizada no TEUNI
De 14 a 17 de dezembro, PalavrAção encena três espetáculos com entrada gratuita

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta ao público de Curitiba a Mostra de Teatro. Serão quatro dias, de 14 a 17 de dezembro, e três peças encenadas no TEUNI, todas as sessões com entrada gratuita. A recomendação etária é de 12 anos para “Casos Particulares” e “Sociedade dos Ratos”, e de 16 anos para “Fim de Festa”, que contém cenas de nudez. O teatro está no Prédio Histórico da Universidade, localizado na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba (PR).

A mostra é uma realização da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) e da PalavrAção Companhia de Teatro da UFPR. E as três montagens são os resultados dos trabalhos e pesquisas da Cia. voltados para a formação e preparação de atores; que, ao longo de 2017, organizou e fez dois cursos de Extensão Universitária, ciclos de debate, ensaios abertos, entre outras ações.

Para abrir os trabalhos no dia 14, quinta-feira, às 20h, os participantes do Curso de Extensão Arte Dramática II apresentam “Fim de Festa”. O texto é de Paula Butture e Celso Landolfi, inspirado na obra do escritor estadunidense Charles Bukowiski, e a direção do espetáculo é de Sergius Ramos, professor da turma. Um bar, um quarto e uma escrivaninha são os espaços cênicos paras as pessoas se apaixonarem, se desapaixonarem. Nessas idas e vindas, os olhares se cruzam, as bocas se encontram os corpos se satisfazem e a alma sorri. Mulheres e homens em busca da felicidade, do prazer e do sexo permeiam esse universo de realidades. Fim de Festa mostra as relações de forma livre, sublime e a maioria das vezes superficial.

Já na sexta-feira, dia 15, às 20h, será a vez dos participantes do Curso de Extensão Arte Dramática I. Eles vão apresentar a peça “Casos Particulares”, de Roberto Inocente, que também dirige a montagem. O autor e diretor é do Grupo Arte da Comédia. Grupo este que ministrou em parceria com a PalavrAção as aulas dessa turma. “Casos Particulares” sopra um ar surrealista de uma Europa pós-guerras. São contadas diferentes histórias por personagens presos em chamadas telefônicas cruzadas. Qual história você contaria se ninguém soubesse quem era ou nunca viesse a conhecer?

As duas montagens serão reencenadas no dia 16, sábado. “Fim de Festa”, às 15h; “Casos Particulares”, às 20h.

“Sociedade dos Ratos” fechará a mostra no domingo, dia 17, às 19h. Escrito e dirigido por Marcelo Leonel Felczak, o espetáculo é uma “fábula-crítica”. Em um laboratório de pesquisas, o líder Amo Supremo sobre seu domínio a disseminação de informações, os atos e hábitos dos ratos lá viventes. Para exercer seu poder, ele conta com animais leais. Mas tudo pode fugir do controle quando a Ratazana e o Rato de Esgoto começam a divulgar ideias revolucionárias e libertárias às cobaias.

Cabe ainda ressaltar que a Mostra será realizada no TEUNI; um palco privilegiado para criação, experimentação e debate sobre as Artes, em especial, o TEATRO e o papel do ATOR, dentro de uma perspectiva formativa.

Mostra de Teatro da UFPR

14/12 – Fim de Festa – 20h
15/12 – Casos Particulares – 20h
16/12 – Fim de Festa – 15h
             Casos Particulares – 20h
17/12 – Sociedade dos Ratos – 19h

Local: TEUNI – Prédio Histórico – Praça Santos Andrade – Curitiba (PR)
Chegar com uma hora de antecedência aos espetáculos para retirada de ingresso

Texto: Daniel Faria Patire
Fotos: - Fim de Festa: Nicole Micaldi
Casos Particulares: Sergius Ramos
Sociedade dos Ratos: Daniel Faria Patire