quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

ATIVIDADES DE 2017: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO



RELATÓRIO PALAVRAÇÃO 2017 (PROJETO DE EXTENSÃO NÚCLEO CRIATIVO PALAVRAÇÃO) 
Recomendação para aprovação no CAEX - Comitê Assessor de Extensão.

          As propostas foram executadas de forma satisfatória, somando parceiros de diversos setores, como acadêmicos , professores e ex professores da Universidade para palestrar e conduzir atividades de debates e performances. Outros profissionais também contribuíram no decorrer dos encontros e processos. Produzimos diversos ciclos de debates com apresentações artísticas e a participação de acadêmicos e comunidade, como:
- ENCONTRO COM PIRANDELLO E SUA ÉPOCA: apresentação do Grupo Arte da Comédia com palestras do diretor italiano Roberto Innocente, participaram acadêmicos e classe artística de diversos setores da cidade em debates e apontamentos das situações que permeiam o teatro sua contemporaneidade e os assuntos atuais que dialogam com essa linguagem.
- UMA CURTA PASSAGEM COM MÁRIO BORTOLOTTO: releitura do texto-montagem de 2016 com novos atores e direção de Alaor de Carvalho. Convidados para conduzir os debates a Michele Louise Schiocchet – Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR Litoral, Belisa Evangelista – Arquiteta e Urbanista, especialista em Iluminação, Patrimônio Histórico e projetos contemporâneos e Felipe Carneiro – Graduando em Psicologia UFPR. Os apontamentos levantados do comportamento social e o olhar para a urbanidade através da movimentação de cenário e luz, levou os participantes e público presente a discutir possibilidades e apontar meios de associar o estudo do espetáculo com o aprendizado da universidade e o formato desse estudo ser inserido na comunidade.
- LILITH: proposição do acadêmico em Bacharelado de Música da UFPR Nicolas Wolaniuk  e da atriz Sabrina Marques, foi transformada em espetáculo que se apresentou no Festival de inverno da UFPR e na temporada de debates onde estudantes de teatro da rede estadual, acadêmicos de Produção Cênica da UFPR e professores que a partir do espetáculo e sua narrativa levaram para assuntos como a opressão masculina, o estupro, a repressão sexual e o domínio pela força. Ao mesmo tempo ilustraram a instintividade feminina e sua manifestação por meio da sensualidade, igualdade de gênero, feminismo. Num apanhado geral diz sobre as relações de dois indivíduos, colocando o corpo como elemento de desejo, julgado, oprimido, santificado e demonizado. Participou de dois festivais regionais, recebendo o prêmio de 2 melhor espetáculo e Melhor Ator e Melhor Atriz.
- NINGUÉM É NINGUÉM: proposto pela Prof. Dra aposentada da UFPR M. Inês Hamann Peixotto, onde atores integrantes da PalavrAção, cantores do coro da UFPR, acadêmicos e alunos dos cursos de extensão participaram de debates e fizeram uma performance na Avenida XV de Novembro num dia chuvoso e por mais de meia hora estiveram deitados nas mesmas condições de moradores de rua. A ação chamou a atenção para o descaso e invisibilidade social desses indivíduos. Resultaram imagens emocionantes e depoimentos de transeuntes, moradores de rua e participantes, resultando um documentário para 2018.
- A SOCIEDADE DOS RATOS E A ATUALIDADE: apresentações e debates previstos para meados de dezembro.
          Com o "NuCriAção" desenvolvemos diversas atividades com um bolsista extensão do curso Tecnólogo Produção Cênica-TCP; Duas acadêmicas voluntárias dos curso de TCP e  Letras; uma voluntária formada em TCP, um jornalista e quatorze Bolsistas Cultura que participam efetivamente do Projeto. Foram estudos sobre produção de cultura, prática de produção das atividades culturais desenvolvidas em temporadas no TEUNI e na Reitoria, apresentações em festivais de outras cidades como Antonina, Pontal do Paraná (neste o espetáculo Lilith recebeu o prêmio de 2º Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Atriz) e Paranaguá. Os cursos de extensão (Arte Dramática e o Teatro de Comédia-iniciantes e Arte Dramática II-participantes de 2016 e atores com experiência) buscaram a interdisciplinaridade juntando discursos de grandes teóricos com a prática da formação onde participaram pessoas da comunidade e acadêmicos da universidade dos cursos de História, Psicologia e outros.
           A Mostra de Teatro da UFPR aconteceu no TEUNI de 14 a 17 de dezembro de 2017, apresentando os resultados produzidos em 2017, nos dois cursos de extensão: FIM DE FESTA – Curso Arte Dramática II, CASOS PARTICULARES – Curso Arte Dramática e o Teatro de Comédia e SOCIEDADE DOS RATOS, produção da PalavrAção.
          A PalavrAção Cia de Teatro da UFPR realizou intercâmbio com outras companhias para troca de conhecimento e realizou treinamentos e preparação para os novos integrantes aprovados no Processo Seletivo no início do ano com palestras com Hugo Mengarelli, vivências com Alaor de Carvalho e a Banca de Seleção com entrevistas e cenas.
          São 15 integrantes entre os quais 14 Bolsistas Cultura(bolsas no período de 8 meses). A partir desse processo e preparação os atores participaram de duas montagens: Lilith que se originou da performance de mesmo nome apresentado no hall do MusA, na programação da 15ª Semana Nacional de Museus e posteriormente foi transformada em espetáculo que se apresentou no Festival de Inverno da UFPR e fez temporada no TEUNI e Teatro da Reitoria, reunindo para debates alunos dos Cursos de Teatro e Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná, também alunos do curso de Produção Cênica da UFPR.
A montagem do espetáculo Sociedade dos Ratos em temporada no mês de novembro, buscou pesquisar e debater o comportamento social e a formação acadêmica voltada para as relações de poder e de submissão.
          As produções dos cursos de extensão e da companhia, ao todo 4 espetáculos comporão uma Mostra Especial no Festival de Curitiba em março/abril de 2018 à convite daquela organização, o que demonstra o impacto e a responsabilidade que o Projeto abarca e vem demonstrando em suas realizações. Um acadêmico de Música e integrante da companhia apresentou um resumo do projeto no SIEPE-ENEC, tendo a recomendação daquela banca para a sua continuidade.

ATIVIDADES
Pesquisas, preparação de atores, debates, formação complementar para alunos e comunidade, Montagem e apresentações de espetáculos. Cursos de Extensão em Teatro, Ciclos de Debates,  Rodas de Conversa, Produção de Cenários e Figurinos.

INTERCÂMBIO

Cia de Teatro Apeiron Enigma & Actos (Cia Apeiron Produções) - produção e execução do curso de extensão “Arte Dramática II” para atores com prévio conhecimento e participantes do curso de 2016, aos sábados. Esta Cia é composta por integrantes da PalavrAção e faz a produção dos espaços e dos espetáculos da mesma.

Grupo Arte da Comédia – execução do curso de extensão “Arte Dramática e o Teatro de Comédia” para iniciantes, nas quartas e sextas feira. Contrapartida pelo uso de uma das salas de ensaio em suas montagens por 6 meses. Alguns integrantes também são membros da PalavrAção.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

Através dos canais digitais de comunicação a PalavrAção difundiu suas atividades em diversos órgãos de comunicação e imprensa da cidade de Curitiba e disseminou suas atividades através das redes sociais.
Facebook: https://www.facebook.com/ciapalavracao/
Instagram: @ciapalavracao

Blog: http://palavracaoufpr.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário