quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

PROCESSO SELETIVO 2018 - RESIDÊNCIA ARTÍSTICA PALAVRAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
COORDENADORIA DE CULTURA
PALAVRAÇÃO CIA DE TEATRO
Edital do Processo Seletivo 2018 PalavrAção Cia de Teatro da UFPR 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Pró- Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Coordenadoria de Cultura (COC), tornam público o presente Edital, contendo normas e requisitos que regem o processo seletivo para novos integrantes do grupo artístico “PalavrAção Cia de Teatro da UFPR”, que será realizado de 03 a 27 de abril de 2018, no Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade, 50, terceiro andar, bloco da rua XV de Novembro, sede do grupo artístico no município de Curitiba-PR.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. A PalavrAção Cia de Teatro da UFPR é um grupo artístico vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura com seu regimento aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 12/13-COPLAD criada em 1995 e tem por finalidades:
I- Promover o ensino e aprimoramento técnico e artístico de seus integrantes; II- Desenvolver pesquisas de autores para peças teatrais;
III- Divulgar a linguagem teatral através da promoção de espetáculos, formação de atores e plateia;
IV- Oferecer um espaço para pesquisa e extensão na UFPR, relacionadas às técnicas de teatro e aos impactos sociais e culturais que suas atividades representam;
V- Articular-se com as unidades acadêmicas da UFPR, de forma a contribuir com a política cultural da Universidade;
VI- Propor projetos que tenham como objetivo maior inclusão cultural e o escopo de oportunizar a participação de crianças e jovens, estudantes de escolas públicas em suas atividades artísticas culturais.

2. DO OBJETO
1. Constitui objeto deste Edital as normas, requisitos e metodologia do Processo Seletivo 2018 de novos integrantes artistas para a Cia de Teatro PalavrAção da UFPR.

3. DAS ESPECIFICAÇÕES
1. Da metodologia de seleção - O processo seletivo será desenvolvido de acordo com o planejamento anual de atividades para 2018 da Cia de Teatro PalavrAção da UFPR: Residência Artística.
2. Da duração e Carga horária – Os encontros acontecem anualmente de fevereiro a dezembro. As atividades artísticas, de ensino, pesquisa e extensão, são previamente discutidas e organizadas no coletivo, e realizadas no período noturno, de segunda à quinta das 19h00 às 22h30 com flexibilização para ensaios extras quando necessário, ou durante temporada de apresentações em finais de semana previamente discutidos coletivamente.
                                                                 
4. DAS VAGAS:
1. Serão ofertadas no mínimo 05 e máximo 10 vagas, números a serem definidos pela banca avaliadora no processo seletivo, podendo ser preenchidas ou não, segundo critérios pré-estabelecidos pela banca.
2. As vagas poderão ser preenchidas por estudantes regularmente matriculados na UFPR, professores, servidores técnico administrativos e demais pessoas da comunidade externa interessadas na pesquisa de teatro.
3. Só poderão participar do processo seletivo candidatos a partir de 18 anos e que comprovem experiência artística com o teatro.

5. DAS FUNÇÕES:
1. As funções são destinadas a amadores e/ou a profissionais da área teatral.
2. As vagas para a função de elenco serão destinadas aos selecionados que apresentarem maior aproximação com a condição de atores (é necessária a experiência anterior de palco).
3. As demais funções da Companhia são distribuídas em consonância com o coletivo sendo elas: Diretor Artístico, Assistência de Direção, Direção de Produção, Assistência de Produção, Sonoplasta, Figurinista, Cenógrafo(a), Maquiador(a), Iluminador(a) e Contrarregras. Todos os integrantes da PalavrAção  Cia de Teatro da UFPR passam pela pesquisa do trabalho de ator independente da outra função técnica que o candidato se propõe a exercer.

6. DAS INSCRIÇÕES:
1. As inscrições ocorrerão do dia 01 a 23 de março 2018, encerrando seu recebimento às 22h.
2. As inscrições deverão ser solicitadas e realizadas unicamente através do email palavracao@ufpr.br.
3. Todos os inscritos receberão via email o cronograma geral do processo seletivo e a ficha de inscrição, assim como as listas de resultados eliminatórios em cada etapa do processo seletivo.

7. DA SELEÇÃO:
1. A seleção ocorrerá da seguinte forma:
a) Divulgação - 05/02/2018 à 01/03/2018: no site da PROEC, páginas e redes sociais da companhia e demais veículos de comunicação interno e externo à universidade.
b) Período de inscrições – 01 à 23/03/2018: via email palavracao@ufpr.br, incluindo a Ficha de Inscrição devidamente preenchida e anexado o currículo artístico. Ao enviar o email o candidato “assina eletronicamente” sua concordância com os termos desse Processo Seletivo. Não será de responsabilidade da PalavrAção Cia de Teatro os eventuais problemas técnicos, decorrentes de qualquer implicante com o sistema de envio de e-mails.
c) Primeira etapa eliminatória - 20/03 à 30/03/2018: Entrevista com a banca avaliadora com cronograma previamente agendado de dia e horário com cada candidato pré-selecionado a partir da avaliação de Ficha de Inscrição e Currículo. Serão selecionados até 20 candidatos para entrevista, caso seja necessário a banca avaliadora poderá chamar outros candidatos para substituição de possíveis eliminações desta fase.
d)Segunda etapa eliminatória – 03 a 27/04/2018: Residência Artística - vivência dos candidatos pré-selecionados das etapas anteriores com os atuais integrantes. A Residência Artística será realizada de segunda a sexta das 19h às 22h30 e o candidato deverá participar de todo o processo, serão toleradas apenas 2 faltas justificadas e analisadas anteriormente. Os atrasos não serão permitidos, uma vez que todos deverão estar na sala de ensaio e preparados para as atividades pontualmente às 19h30 (19h chegada, troca de roupa, lanche e interação) A Residência Artística será certificada como Curso de Extensão com carga horária de 75 horas para todos que cumprirem integralmente a carga horária proposta.
e) Resultado final dos aprovados do processo seletivo:  30/04/2018.

8. DOS APROVADOS:
1. O resultado será divulgado no site da PROEC e através da página da Cia PalavrAção e demais redes sociais do grupo, também via e-mail dos candidatos no dia 30/04/2018.
2. Os aprovados(as), serão convocados para início de suas atividades junto a companhia no dia 02/05/2018 de acordo com o cronograma anual do grupo aprovado para este ano.
3. O candidato(a) que não confirmar sua presença na data específica estará automaticamente desclassificado.

09. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
1. Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela banca avaliadora.
2. A equipe organizadora do processo seletivo 2018 e a banca avaliadora reservam-se o direito de transferir e cancelar a programação do evento, considerando-se o elevado interesse público, fatos da natureza, situações físicas e técnicas supervenientes.
3. A qualquer tempo, o presente Edital poderá ser revogado, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, ou por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.
4. A inscrição dos interessados implicará na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
5. Além das funções aqui anunciadas, ao dirigente geral da Cia de Teatro PalavrAção, guarda-se o direito de convidar tantos profissionais quanto julgar conveniente para compor a grade de sua programação de atividades artísticas e equipe de trabalho.
6. A Cia de Teatro PalavrAção, na condição de única titular dos direitos de imagem e voz sobre o material produzido no cronograma de atividades 2018, poderá dispor dele livremente para qualquer modalidade de utilização que tenha por finalidade divulgar sem fins lucrativos os trabalhos artísticos da companhia, os projetos/eventos/programas de extensão universitária, tais como apresentações, ensaios, aulas, palestras, exposições, debates, mostras artísticas, montagens de espetáculos, material impresso, CD, DVD, rádio, televisão, bem como sua disseminação via internet, sem limitação de tempo ou número de exibições.
7. Os  interessados que não se encaixam nas exigências desse edital poderão se inscrever em Cursos de Extensão para iniciantes e com prévia experiência que serão desenvolvidos nos períodos diurnos, ministrados por integrantes da companhia(voluntários) e/ou outros profissionais convidados. Detalhes dos cursos serão divulgados durante as inscrições deste Processo Seletivo.
8. Para mais esclarecimentos, os interessados deverão entrar em contato com o atual dirigente da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, Profº Ms. Alaor de Carvalho pelo telefone (41) 99114-5742, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail palavracao@ufpr.br, ou, ainda, pessoalmente na Coordenadoria de Cultura (COC) com a Profª Drª Cláudia Madruga, ou com o Profº Dr. Leandro Franklin Gorsdorf na Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), situada no prédio histórico da UFPR na praça Santos Andrade, 50, 3º andar, bloco da Av. Bufren, Curitiba-Pr.
9. O presente Edital entra em vigor na data de sua divulgação.

Curitiba, 05 de fevereiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário