sexta-feira, 23 de março de 2018

FRINGE 2018 - MOSTRA PALAVRAÇÃO DA UFPR

PalavrAção Cia. de Teatro da UFPR apresenta quatro espetáculos no Festival de Teatro de Curitiba 2018
Mostra acontece de 28 a 31 de março, no TEUNI, com entrada gratuita
por Daniel Faria Patire


Pela primeira vez em sua história, a PalavrAção Cia. de Teatro da UFPR realiza uma mostra no Festival de Teatro de Curitiba. Nos dias 28 a 31 de março, a companhia apresentará ao público quatro espetáculos produzidos ao longo de 2017. E realizará uma oficina para que todos os interessados possam ter uma experiência da Razão Orgânica. As encenações das peças serão realizadas no TEUNI, e a oficina ocupará a Sala Hugo Mengarelli, ambos os espaços localizados no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, no centro de Curitiba (PR).
A Mostra PalavrAção integra o calendário de atrações do Fringe, evento paralelo à 27ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. De acordo com o professor Alaor de Carvalho, coordenador da Companhia de Teatro, a participação no Fringe amplia as ações extensionistas da própria UFPR, ao abrir seus espaços para a comunidade, bem como ao trazer ao público os resultados dos projetos de pesquisa e de Extensão Universitária. “Os quatro espetáculos a serem exibidos são o resultado de nossas pesquisas feitas a partir do projeto de Extensão Universitária realizado pela PalavrAção, com apoio da PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura)”, disse.
“O trabalho feito pela Companhia, desde sua criação há 22 anos atrás, tem por elemento fundante receber a comunidade, junto a estudantes da Universidade, e dar uma formação artística”, ressaltou Carvalho.

Oficina
Para explorar a “Razão Orgânica”, método elaborado a partir da preparação e formação de artistas para a Arte Dramática na própria companhia, o professor Alaor de Carvalho ministrará uma oficina, a ser realizada nos dias da mostra, das 10h da manhã ao meio-dia.
É uma oportunidade para atores, atrizes e pessoas interessadas em experimentar, apreender e aprender os trabalhos de preparação do corpo do ator. A técnica, ou melhor dizer, as técnicas envolvem alongamentos, trabalhos de tensão e relaxamento muscular, técnicas de respiração. Segundo Carvalho, membro da PalavrAção há 21 anos, o objetivo é que o/a artista conheça seu corpo, apodere-se dele, dando-lhe um maior potencial de criação, seja de personagens, movimentos e expressões.
“Nossa busca é dar uma maior liberdade criativa aos artistas da Arte Dramática”, salientou o coordenador da Cia. A metodologia foi desenvolvida por Hugo Mengarelli, professor aposentado da UFPR e fundador da PalavrAção.
Os interessados em participar da oficina nos dias 28, 29, 30 e 31 de março devem inscrever-se no endereço eletrônico https://festivaldecuritiba.com.br/oficinas-fringe/

Os espetáculos
A primeira obra a ser apresentada ao público na Mostra PalavrAção, no dia 28 de março, quarta-feira, a partir das 20h, é “Lilith”. Com direção de Marcelo Leonel Felczak, os atores Nicolas Wolaniuk e Sabrina Marques recontam o mito sumério-hebraico com seus corpos, movimentos e sons: a luta da separação da matéria inerte, o rompimento da inércia, o esforço de se elevar e manter-se de pé. Rompidos os momentos da criação, mulher e homem se confrontam, se desejam. O espetáculo será exibido também no dia 29, quinta-feira, às 21h.
Na quinta-feira, dia 29, a peça “Casos Particulares” pode ser assistida em dois horários, 15h e 18h. O texto de Roberto Innocente tem inspiração surrealista, e é uma grande homenagem a poetas, artistas plásticos, atores europeus, sobretudo os italianos, do século XX. Por meio de um jogo cênico, proposto por uma situação inusitada em que linhas telefônicas se cruzam, histórias, personagens e situações também se entrecruzam, criando uma grande cena onírica, “como nos loucos carnavais” de outrora, conforme anunciado no início da peça. O jogo é encenado por integrantes do curso de Extensão em Arte Dramática I oferecido pela PalavrAção em 2017.
O terceiro espetáculo da Mostra é a montagem oficial da Cia no ano de 2017. “Sociedade dos Ratos”, texto e direção de Marcelo Leonel Felczak, apresenta uma crítica, por meio da Comédia, da nossa sociedade e seus controles. Para dar vida à fábula proposta por Felczak, os atores aprofundaram suas vivências na Razão Orgânica, e em jogos teatrais, jogos de palavras, gestos ensaiados. A intenção foi utilizar do gênero cômico para a construção dos diálogos, cenas, personagens, contexto social, politico, moral, religioso, econômico e cultural dessa sociedade presa a um laboratório. E a comédia poderá ser vista em dois horários na sexta-feira, dia 30, às 15h e 20h.
Encerrando a mostra, “Fim de Festa” traz para o palco a experimentação cênica e dos cinco sentidos, para narrar  histórias de encontros e desencontros, que alguns chamariam de amor. Uma cama, um bar e uma escrivaninha são os espaços cênicos onde os jogos de sedução, de palavras, gestos e intenções se desenrolam. Baseada na obra do escritor estadunidense Charles Bukowski, a peça é encenada pelos alunos do curso de Extensão em Arte Dramática II, com direção de Sergius Ramos, professor da turma e integrante da Cia.
“Em todos os espetáculos, é candente a busca pela expressão criativa do artista em Arte Dramática”, ressalta Ramos. “A própria mostra tem por objetivo apresentar ao público o resultado das pesquisas feitas pela PalavrAção em seus trabalhos de Extensão Universitária.”

Programação:
28/03
10 às 12h – Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
20h – Lilith
Guia FRINGE:https://festivaldecuritiba.com.br/evento/lilith-13794/






29/03
10 às 12h – Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
15h – Casos Particulares
18h – Casos Particulares
Guia FRINGE: https://festivaldecuritiba.com.br/evento/casos-particulares-13897/
21h – Lilith 






30/03
10 às 12h – Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
15h – Sociedade dos Ratos
20h – Sociedade dos Ratos
Guia FRINGE:https://festivaldecuritiba.com.br/evento/sociedade-dos-ratos-14356/





31/03
10 às 12h – Oficina Razão Orgânica/Roda de Conversa – Sala Hugo Mengarelli
19h – Fim de Festa
21h – Fim de Festa
Guia FRINGE: https://festivaldecuritiba.com.br/evento/fim-de-festa-13882/





--
 ASCIM  - Assessoria de Comunicação e Imprensa PalavrAção
(41) 3310-2736 (Segunda a Quinta 19h às 22h)

Instagram: @ciapalavracao
Blog PalavrAção 20 Anos: http://palavracaoufpr.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Sergius e Ana, ficou muito bacana o layouta da página e também da reportagem!! Obrigado pela parceria!!

    Gde abraço!!

    ResponderExcluir