quarta-feira, 28 de março de 2018

LILITH abre Mostra PalavrAção no Fringe 2018

   por Daniel Faria Patire

A partir do dia 28 de março, quarta-feira, a PalavrAção Cia. de Teatro da UFPR abre sua Mostra com o espetáculo premiado LILITH, às 20h, no TEUNI, localizado no 2º andar do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba (PR). A entrada é gratuita.
Uma interação entre corpos, movimentos, sons, silêncio, luz e escuridão contam a criação do homem e da mulher, Adão e Lilith. Surgidos do barro, ao mesmo tempo, a história narra o conflito a partir da recusa da mulher em ser dominada. Interpretado por Sabrina Marques e Nicolas Wolaniuk, sob a direção de Marcelo Felczak, Lilith e Adão expressam com seus corpos os movimentos e sons dos primeiros seres humanos criados por Deus.
Vemos e sentimos a luta da separação da matéria inerte, o rompimento da inércia, o esforço de se elevar e manter-se de pé. Rompidos os limites da criação, mulher e homem se confrontam, se desejam.
O espetáculo recebeu o prêmio de segundo lugar na categoria Adulto, no V Festival de Teatro de Pontal do Paraná. E sua montagem é o resultado de pesquisas intensas de leitura do mito, exercícios corporais, como o Butoh e a Dança dos Ventos, e uma expressão da criação do subconsciente humano.
E LILITH poderá também ser visto no dia 29, quinta-feira, 21h, no mesmo local: TEUNI.

Oficina
Também a partir desta quarta-feira, dia 28, às 10h, a PalvrAção inicia a oficina destinada a Formação de Atores. As atividades serão ministradas pelo professor da UFPR e coordenador da Companhia de Teatro, Alaor de Carvalho.
Segundo Carvalho, membro da PalavrAção há 21 anos, as atividades têm por objetivo que o/a artista conheça seu corpo, apodere-se dele e assim lhe dê um maior potencial de criação, seja de personagens, movimentos e expressões.
“Nossa busca é dar uma maior liberdade criativa aos artistas da Arte Dramática”, salientou o coordenador da Cia. A metodologia a ser ensinada na oficina chama-se Razão Orgânica. Ela foi desenvolvida por Hugo Mengarelli, professor aposentado da UFPR e fundador da PalavrAção, ao longo de 20 anos de pesquisas.


A Mostra
A Mostra PalavrAção da UFPR integra as atrações do Fringe, da 27ª edição do Festival de Teatro de Curitiba. E tem por objetivo mostrar à sociedade os resultados dos trabalhos de Pesquisa e Extensão feitos pela Companhia de Teatro para a formação de atores.
A abertura da Mostra não poderia ser outra criação da PalavrAção que não LILITH. Fruto de extensa pesquisa textual, de técnicas e movimento e respiração, feitas de forma coletiva entre atores e direção, o espetáculo é por si a expressão da potencialidade criativa da Extensão Universitária, ao trazer a público uma montagem criativa na linguagem e na forma, com criações de um estudante de graduação em Música da UFPR, Nicolas, e uma integrante da companhia oriunda da Comunidade, Sabrina.
E é essa potência criativa e formadora que será exibida nas outras três peças que compõem a Mostra PalavrAção. Também na quinta-feira será encenada “Casos Particulares”, às 15h e às 18h. Já no dia 30, sexta-feira, estará em cartaz a peça ”Sociedade dos Ratos”, às 15h e 20h. E para fechar, no dia 31, sábado, “Fim de Festa”, às 19h e 21h.
Todas as peças serão encenadas no TEUNI, com entrada franca.

Programa
Lilith
Com Sabrina Marques e Nicolas Wolaniuk.
Direção de Marcelo Felczak
A entrada é franca.
Dias 28 e 29 de março, às 20h, no TEUNI, localizado no Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade.
Retirar os ingressos 1 hora antes do início do espetáculo.
Recomendação etária para maiores de 14 anos.

NOTA: devido ao fechamento do Prédio Histórico na Praça Santos Andrade, no dia 28, por manifestações políticas, a apresentação de "Lilith" que ocorreria às 20h, foi cancelada.
ASCIM PalavrAção - Assessoria de Comunicação e Imprensa PalavrAção